"A Câmera de João" é um curta-metragem que explora a descoberta do mundo através da fotografia, sob a perspectiva de um jovem garoto. A narrativa, construída em torno da relação de João com seu avô fotógrafo, é simples mas com pequenas simbologias a memória, o tempo e o amor pela arte. A direção é de Tothi Cardoso.
João é interpretado com muita sutileza e sensibilidade pelo ator mirim. Sua jornada é menos sobre a técnica fotográfica e mais sobre o que significa ver o mundo com outros olhos, entendendo o valor das lembranças e a beleza dos momentos cotidianos. A caixa de fotos que ele descobre atua como um portal para o passado. E as imagens nela contidas desencadeiam uma viagem emocional pela cidade, cujo cenário é usado pela cinematografia para criar uma atmosfera nostálgica e contemplativa.
Entretanto, "A Câmera de João" poderia se beneficiar de um desenvolvimento mais profundo do personagem do avô. Embora sua influência sobre João seja evidente, o curta não explora totalmente a profundidade da própria relação com a fotografia e o que ela significa para ele .Apesar disso, o filme é eficaz em transmitir a descoberta de João de que a fotografia é mais do que um simples registro visual; é uma maneira de capturar sentimentos e memórias, e a essência do momento.